sábado, 3 de fevereiro de 2007

Casablanca

No tempo da segunda Guerra Mundial (1939-45), muitos eram os que tentavam fugir da Alemanha, França, Polónia, Áustria, e muitos outros países afectados pelas invasões nazis, chefiadas por Adolph Hitlër. Numa altura em que as tropas alemãs tomaram conta das cidades francesas, o número de refugiados começou a aumentar cada vez mais. Em primeiro lugar, os refugiados tinham como destino Casablanca em Marrocos, a fim de obterem um visto que os levasse a Lisboa. Uma vez em Lisboa, poucos eram os que ficavam lá, e assim, a maioria procurava o mais rapido possível apanhar um avião para os Estados Unidos da América, este que não tinha sido afectado pela guerra no que diz respeito às questões territoriais (com excepção de Pearl Harbor).
A capital de Portugal era então, uma fuga, um destino, um sonho, o ponto para começar uma nova vida. As pessoas que, de Casablanca conseguiam um visto para Lisboa, e ficavam em Portugal, eram-lhes destinados "terras de refugiados", como por exemplo, Ericeira ou Costa da Caparica, que de alguma forma servia para a Policia privada os melhor controlar.
O filme "Casablanca" da colecção Bogart, é uma das mais memoráveis experiências da arte cinematográfica que se transformou, ao longo dos anos, numa verdadeira lenda de Hollywood. Assim, Casablanca consegue mostrar os tempos turbulentos da segunda Guerra Mundial, ao mesmo tempo que conta, uma mistura de ideologias diferentes, como os nazis e os liberais franceses, que provocam vários confrontos. Aconselho vivamente a ver o filme.

3 comentários:

Anónimo disse...

Este homem sabe o que diz!SPORTING!

Miguel Abreu disse...

JSarmento, o filme Casablanca faz referências a Portugal?

Anónimo disse...

Faz. A maior parte das conversas e conspirações do filme são sobre os planos para voar para Lisboa...