quarta-feira, 13 de junho de 2007

Quem foi Duarte Pacheco?

Em 97 anos sob um sistema republicano em Portugal, Duarte Pacheco foi, sem dúvida alguma, o que melhor tomou conta do cargo das Obras Públicas e Comunicações.
Duarte Pacheco foi o grande encarregado pela modernização do País, especialmente nas grandes cidades, onde se evidenciaram grandiosas obras, tais como, a construção dos edifícios do Instituto Superior Técnico (I.S.T.) construindo-se aquele que viria a ser o primeiro Campus Universitário português, a construção de uma ponte sobre o rio Tejo (ponte Salazar), Foi também autor de projectos dos "novos Bairros Sociais" de Alvalade, Encarnação, Madredeus e Caselas, em Lisboa e mandou construir a primeira autoestrada Lisboa-Vila Franca de Xira, pioneira da A1 Norte. Ao longo da sua carreira, quer como professor ou estadista, Duarte Pacheco promoveu, e revolucionou, o sistema rodoviário de Portugal, mandou executar também a marginal Lisboa-Cascais, o Estádio Nacional, e a Fonte Luminosa, em Lisboa. Foi sua, também, a criação do Parque de Monsanto, e contribuiu para a construção do aeroporto da cidade de Lisboa.
Enquanto foi ministro de Salazar, contribuiu, não só para a modernização do país, mas também para a promoção dos rendimentos do governo, uma vez que dessas obras enalteceu-se a cultura, e, ao mesmo tempo, Duarte Pacheco cooperou com o ministério das finanças (na qual o próprio Salazar ocupou-se do cargo) numa espécie de ligação de assuntos diferentes, uma vez que destas obras resultaram grandes lucros.
O Ministério das Obras Públicas e Comunicações foi de todos o que mais ajudou a manter a estabilidade económica do Estado Novo, para além do próprio Ministério das Finanças.